A nossa Associação

Bem-vindos ao blogue da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Escolas de Subportela!
Este blogue é um boletim informativo, com informações de relevo para os pais, alunos e professores. Levar cada vez mais os pais para dentro dos portões das escolas é o principal objectivo da nossa Associação. A Associação de Pais pretende fazer da escola um espaço de todos e para todos, com que os pais passem a acompanhar mais de perto a educação dos filhos.

terça-feira, novembro 10, 2009

Comunicação APEES

A Associação de Pais e Encarregados de educação de Escolas de Subportela (APEES) foi criada por um grupo de encarregados de educação que, após um desafio lançado de forma até informal, pela Coordenadora de Estabelecimento, Educadora Manuela Seromenho, entendeu que essa seria a forma mais adequada e responsável de participar de forma activa e construtiva na vida escolar dos seus educandos.
Decorria o ano lectivo 2007/2008 quando foram dados os primeiros passos e se constituiu uma Comissão Instaladora formada por: Manuel Vital Barbosa, Raimundo Freitas, Rolando Gonçalves, Idalina Araújo, José Cardoso e Maria Barros que se responsabilizou por desencadear os procedimentos burocráticos necessários à constituição da Associação. Depois de um conjunto de formalismos e burocracias necessários, legalmente estabelecidos e por nós cumpridos e após a publicação em Diário da Republica dos Estatutos da APEES em 5/9/2008, procedeu-se a eleição dos seus órgãos sociais. Fizeram parte da lista os seguintes encarregados de educação: Raimundo Freitas, Carla Miranda, Benvinda Castro, Manuel Vital, Rolando Gonçalves, Maria Barros, José Cardoso, Idalina Araújo, Ângelo Amorim, Maria Oliveira e Susana Melo. Todos estes elementos forma importantes para que a Associação atingisse e conseguisse desenvolver os seus objectivos de uma forma a que os nossos educandos possam hoje ter melhores condições de aprendizagem, Cada um na sua especialidade, nas suas competências, no desempenho deste ou aquele trabalho ou tarefa, foi importante e fundamental. Foi graças a muito trabalho de muita gente (alguns anónimos) que se conseguiu desenvolver um plano de actividades ambicioso e que mesmos assim foi ultrapassado. Foi graças ao muito trabalho de alguns encarregados de educação que despendendo de horas de descanso, de horas de sono, de alguns fins-de-semana … que muitas dificuldades foram ultrapassadas, que muitas barreiras foram derrubadas, que alguns preconceitos e dúvidas foram vencidos.
Nunca se teve receio do trabalho nem das adversidades, nunca se teve medo nem receio de alguns poderes instituídos. Foram enfrentados com frontalidade, firmeza, mas também com muito respeito e sentido de responsabilidade, na certeza de que aquilo que se defendia não era no interesse de a ou b, mas sim o interesse de todos.
Refira-se ainda o trabalho e empenho da esmagadora maioria dos pais/encarregados de educação. Foram extraordinários na forma como, sempre que chamados a participar, o fizeram. Sem eles, sem o seu contributo, jamais se teria conseguido fazer aquilo que se fez. E também pôr se sentir esse apoio, por se sentir que se estava a caminhar no sentido certo, que foram dados passos cada vez maiores e mais ambiciosos.
Os pais sabem perfeitamente aquilo que foi realizado, quer em termos educativos, de estruturas físicas e em termos sociais, que é uma das vertentes cada vez mais importantes nas sociedades modernas.
Ao longo deste caminho também foram cometidos alguns erros. Foram reconhecidos, alguns publicamente, outros nas reuniões dos diversos órgãos.
Finalmente, uma referencia especial a dois elementos cujo trabalho desenvolvido foi muito para além daquilo que é exigido a quem assume determinadas funções. Todos compreenderão esta referência, quem não compreender, certamente não conhece o excelente trabalho por eles desenvolvido: Raimundo Freitas e Rolando Gonçalves.

Sem comentários:

Enviar um comentário